terça-feira, 6 de outubro de 2015

Pão Integral de Verdade!! Fácil de Fazer!!

Boa noite minha gente! Tudo bem?

Estou ao máximo me esforçando para trazer com mais dedicação mais posts e informações, mas esse lance de redes sociais, mídias e tals  acabam trazendo mais atividades para o nosso dia-a-dia!!
Tenho muitos pacientes no mesmo caso que eu: na vida corrida, morando com amigos-namorados-maridos e querem de verdade levar uma vida mais saudável.... o que falta muitas vezes é tempo e conhecimento!!!

Pão integral... putz, esse é um assunto polêmico!!! Existem diversas publicações que mostram que alguns pães são integrais só no nome, mas na verdade acabam sendo mais marketing do que qualquer outra coisa!! Há cerca de 3 anos a PROTESTE foi entender esse mundo dos integrais que a gente tanto ama e indica.... afinal das contas, pão integral é bom para constipação, controle de peso, alimentação saudável, ajuda a compor a alimentação do diabético.... enfim, pão integral é tudo de bom!

Mas são todos os pães esse sucesso mesmo??? Olha, até onde me consta, existem muitos pães que são feitos de farinha branca e são adicionados de fibras! Ou seja: a velha famigerada farinha branca continua lá, brilhando, com uma adição de fibras.... a tal farinha integral ficou para trás!!! 
Nos resultados do PROTESTE na época teve até pães que tinham a propaganda "integral", porém tinham mais farinha branca do que farinha integral.... louco né?? 
Observem: se tiver mais "farinha enriquecida com ferro e ácido fólico" do que farinha integral, o pão tem mais farinha branca do que farinha integral "da gema" mesmo!!! 

Por isso que sempre busco explicar a leitura de rótulos nos meus atendimentos... por mais "integral" que um pão, biscoito possa parecer (afinal das contas tem um nomão INTEGRAL na embalagem), temos que analisar o custo X benefício comparando com outros nutrientes e até outros similares do mercado!!! 

Quer pão integral na real mesmo??? Uma das minhas sugestões é COLOCAR a MÃO (ou no caso o fouet - aquele "batedorzinho" de mão) na MASSA CASEIRA!!

Essa receita é top top top e estou sempre modificando a mesma... tem vezes que rola umas passas, um leite desnatado, mais ou menos farelo de trigo... sempre é fácil de fazer e sempre tem um resultado ótimo!! Vamos lá!!!

Ingredientes:
- 01 copo de água morna (sempre uso um copo tamanho de copo de whisky);
- 1/5 de copo de óleo de soja (comecei com 1/4 e estou em 1/5 e pretendo continuar a reduzir essa quantidade);
- 1/2 colher de sopa de açúcar;
- 1/2 colher de sopa de sal;
- 01 sachet de fermento biológico instantâneo seco (10g);
- 01 copo de farinha de trigo integral;
- 2/5 de farinha de trigo integral + 2/5 de farelo de trigo + 1/5 de aveia flocos finos; 
- 1/2 copo de frutas secas: passas, damascos, cranberries (use a que você quiser!).

Modo de Preparo:
Bata todos os ingredientes na mão com o fouet em um recipiente "generoso". Acrescente primeiro os líquidos, o copo de farinha integral, as passas (ou cranberries) e o fermento. Bata bem e depois acrescente o copo de farinha com farelo e aveia. 
Despeje a massa em uma forma de pão inglês untada e enfarinhada (amo a forma de silicone... bem prática, pois não precisa untar!). A massa fica "melequenta" mesmo!! 
Deixe a massa descansar em um local quente (dentro do forno por exemplo) por 20 minutos, coberta por um pano de prato. Se o clima estiver frio, vale a pena pré aquecer o forno e deixar o pão descansando no quentinho... desliga o forno antes de colocar para descansar!!!
Asse após crescer por 30 a 40 minutos em forno médio (vai conferindo com um palito... se vocês palitarem a massa e ele sair sujo, deixe mais uns minutinhos). 
E tchan tchan tchan!! Aqui está!!!
Fiz com cranberries e ficou essa belezinha!!!


"Aaaaahhhh, mas me falaram que nutricionista não é cozinheira!" A nutri pode não ser cozinheira, mas que tem que manjar sim do que pode ser feito e quais são as melhores opções!!!
Amo transformar os alimentos e ver que em 1 hora eu trago mais qualidade de vida e saúde para minha casa!!!

Bom pão para vocês!!! 

Fontes:
http://www.proteste.org.br/alimentacao/nc/noticia/este-pao-e-mesmo-integral
http://www.mulherdigital.com/pao-integral-no-brasil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário