sábado, 17 de outubro de 2015

Alimentação Pós Cirurgia Bariátrica: COMO É??

Olá pessoal, beleza??
Essa semana encontrei uma paciente minha (60 dias pós cirurgia) e a mesma me mostrou o que ela ia almoçar naquele dia... 
Perguntei para ela: "Você consegue comer tudo que está aí?"
Ela: "Depende... pode ser que sim!"
Pois é, a "marmitinha" dela está logo aqui embaixo.... pedi para ela registrar o tamanho da marmita ao lado de uma caneta, para que vocês tenham noção do tamanho do recipiente, que é bem pequeno... A minha paciente é bem consciente está realmente de coração aberto para MUDAR O ESTILO DE VIDA! E porquê eu falo isso?? Simples: olhem o que tem na marmita: frango, ovo cozido (fontes de proteínas), ervilha torta (que também é fonte de proteína vegetal) e tomates cereja... ou seja: ela está verdadeiramente buscando seguir as orientações passadas! Fiquei muito feliz com esse "prato"!


Vejam bem, depois de 13 anos atendendo bariátricos, algo que tenho cada vez mais certeza é isso: a cirurgia não opera a cabeça das pessoas... apenas o estômago!! 
A mudança de comportamentos, estilo de vida TEM QUE PARTIR DO PACIENTE!! A cirurgia dá aquele empurrãozinho bacana que precisamos para nos motivar a buscar um peso saudável... 
Operados ou não operados precisam ter consciência que a alimentação reflete diretamente na saúde e qualidade de vida... e não somente no curto ou médio prazo não!!! Vamos falar de LONGO PRAZO!!! 
O estômago do paciente operado é pequeno demais no bypass e a adaptação à alimentação demora... o primeiro ano de cirurgia é um ano de muitas descobertas e adaptações!! Mas temos que pensar e realizar as adaptações positivas!!!
Se a quantidade de alimentos é pequena, a qualidade tem que ser grande... o lance é comer pouco, mas comer adequadamente para seu corpo ter o que é necessário para se manter saudável! E digo mínimo mínimo necessário mesmo, pois é muito claro na literatura que os pacientes precisam fazer uso de suplementação de vitaminas, minerais e proteínas!! Só a alimentação adequada para o bariátrico não é suficiente, especialmente para o primeiro ano de cirurgia!
Amo a seguinte frase: a cirurgia bariátrica é uma subnutrição programada. Se é uma subnutrição devido ao baixo valor calórico, ela deve ser adequada para que não ocorram as deficiências nutricionais... 
Operados.... pensem nisso!
Cirurgia bariátrica é tudo de bom quando conseguimos abraçar a proposta de viver mais e viver bem, com peso mais adequado e com mais saúde e qualidade de vida!!! 

Até a próxima!! ;)