domingo, 25 de outubro de 2015

Alimentação Saudável: Fazendo um Prato Colorido

Pois é gente, tem muitos pacientes que aparecem no meu consultório querendo não somente perder peso, mas também querendo qualidade de vida, disposição, vida saudável, enfim... buscando o que há de mais interessante para viver bem, viver mais e viver feliz, claro!!! Não adianta buscarmos formas de alimentação alternativas que passam a ser mais sofrimento do que prazer em viver!! Sou super à favor de incluir no cardápio esses alimentos mais "novos", como chia, por exemplo... mas se você não gosta, não curte a proposta, sempre podemos experimentar opções diferentes!

Dentre esses pacientes que buscam qualidade de vida, tenho uma em especial que sempre está me mostrando as suas variações alimentares, baseadas no Prato Colorido proposto pelo Conselho Federal de Nutricionistas. Aqui no blog vocês encontram esse prato no post "Prato Saudável": http://nutrilobo.blogspot.com.br/2009/08/prato-saudavel.html

E na boa... é essa a proposta!! Estamos sempre em busca de alternativas ao frango grelhado com salada de alface e tomate... e o que é mais importante: só frango grelhado com alface e tomate não tem todos os nutrientes necessários para uma vida saudável!!


Se vocês observarem bem, o prato é uma linda variação do Prato Colorido: juntando o bowl de salada (alface, pepino, tomate, cebola) com a vagem e a cenoura refogadas, temos cerca de 50% do prato. 
Compreendendo a proposta, vc pode sim fazer uma saladinha à parte, porque não??
Uma "bacalhoada de salmão" light, feita com pouco azeite, cebola, pimentões, tomate (me deu água na boca) e batatas assadas compõem o prato! Batata no lugar do arroz, peixe no lugar da carne, prato mega colorido (e com uma cara de saborosíssimo!!). Ela conseguiu com bastante clareza trabalhar a questão 5 cores no prato, substituição de grupos alimentares, consumo de fibras e alimentos fontes de diversos nutrientes (beta-caroteno, ômega 3, licopeno, vitaminas do complexo B....). 

E você? Qual o prato colorido que você vai preparar hoje?